Saber utilizar o tempo a seu favor é um grande diferencial para os
profissionais, independentemente da área de atuação, segundo o
diretor-executivo da Innovia Training & Consulting, Ricardo Barbosa,
Para ser mais produtivo, ele
recomenda que o profissional separe suas atividades em: crises (importante e
urgente), urgências (urgente, mas
não importante),planejamento (importante,
mas não urgente) e rotina (nem
importante nem urgente).
"São grandes os resultados que se têm com a capacidade de organizar
bem o tempo de serviço, produzindo adequadamente dentro do horário de trabalho,
evitando horas extras e dando os retornos necessários."
Segundo o executivo, o profissional que estabelece uma boa relação com o
tempo terá muito mais horas disponíveis para sua vida pessoal. "Só pensar
no trabalho não é bom, pois isso afeta diretamente a nossa saúde, família e
qualidade de vida. Quando planejamos nossas atividades, conseguimos ser
produtivos", diz Barbosa.
Dicas para organizar o tempo no
trabalho
·
Evite ficar sempre conectado
Liberte-se dos
elementos que tiram o foco do trabalho como chats, redes sociais, skype,
messengers etc. Reserve um momento no seu dia para cuidar dos seus e-mails e
relacionamentos, mas não permaneça 100% do tempo conectado
·
Organize suas ações
Faça uma lista de
todas as tarefas do dia e ordene suas realizações. Ficar preocupado com muitas
coisas faz com que não realizemos nenhuma ação adequadamente
·
Faça hoje
Por mais que seja
convidativo, o adiamento das tarefas gera acúmulo de trabalho. Pode parecer que
não haverá problemas, mas tenha certeza de que o resultado não será positivo.
Assim, evite deixar para amanhã o que se pode fazer hoje
·
Evite a sobrecarga de trabalho
Muitos
profissionais acumulam obrigações e querem resolver tudo para parecerem
produtivos. Saiba que cada um tem seu escopo de trabalho e é pago para isso.
Assim, priorize seu objetivo final
·
Deixe problemas pessoais em casa
Evite que os
problemas pessoais interfiram nos resultados do trabalho. A falta de
concentração na tarefa em execução pode levar ao trabalho dobrado ou a
prejuízos muito maiores
·
Descanse
Nenhum profissional é produtivo 100% do
seu tempo, e cada vez mais precisamos exercer o ócio criativo para termos
relações de trabalho balanceadas
Fonte: UOL Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário