Você
compartilha nas redes sociais algo que pretende comprar, ou compra o que é
compartilhado? Pesquisadores da Vision Critical e da revista "Harvard
Business Review" fizeram um estudo com consumidores e descobriram três
perfis de compradores nas redes sociais.
De
acordo com dados já relatados no site da publicação, 21% dos usuários do
Pinterest já compraram algo em uma loja depois de postá-lo, compartilhá-lo ou o
curtido no Twitter. 36% dos entrevistados com idade abaixo de 35 anos já
fizeram o mesmo.
A
Vision Critical fez duas perguntas aos consumidores: "Você já estava
pensando em fazer esta compra quando a compartilhou nas redes sociais?" e
"quanto tempo demorou do compartilhamento até a compra"?
O
resultado foi a descoberta de três perfis de compradores:
Buscadores: compartilham itens que já estão pensando em comprar. As
três plataformas (Pinterest, Twitter e Gacebook) têm aproximadamente a mesma
proporção desse tipo de consumidor (20% a 25% dos compradores).
Saltadores: compartilham itens que não haviam cogitado comprar. Essas
pessoas representam genuinamente novas vendas para o varejista. Entre as três
plataformas, eles se reúnem em maior número no Pinterest.
Pensadores: compartilham algo que estão contemplando, mas não
efetivamente pensando em comprar. O Twitter é sua plataforma favorita.
Em
relação ao tempo de compartilhamento e venda, cerca de metade das compras são
feitas dentro de uma semana após a postagem na rede social.
Os
buscadores são os mais propensos a fazer uma compra imediata: mais de 25% deles
compram o item dentro de 24 horas, enquanto menos de 15% dos pensadores fazem
isso tão rapidamente.
Segundo
a publicação, a oportunidade para os comerciantes encontra-se na capacidade de
alcançar e inspirar os "pensadores" e "saltadores".
É
possível fazer isso por meio da criação de campanhas de mídia social e pela
realização do monitoramento das redes, que permite identificar esses perfis no
momento da partilha, para incentivá-los à compra durante o período de tempo em
que eles são mais propensos a comprar.
Fonte: Folha.com
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