Bancários de todo o Brasil fazem nesta sexta-feira
o segundo dia de paralisação para reivindicar melhores reajustes salariais. A
greve foi aprovada na última semana e não tem prazo para acabar.
Ontem, o movimento fechou mais de 6.000 agências e centros
administrativos de bancos em todo o país, segundo balanço da Contraf-Cut
(Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Cut) com base em
dados de 143 sindicatos.
COMO ENFRENTAR A GREVE
A paralisação não isenta o consumidor de pagar suas
contas dentro do prazo estipulado pelo credor.
Para evitar eventuais encargos, como multas e juros
pelo não pagamento da dívida em dia, a primeira atitude é ligar para a agência
na qual possui conta para saber se ela aderiu à greve. Caso tenha aderido,
procure saber se outra agência está operando.
Na impossibilidade de utilizar uma agência
bancária, a solução é procurar, o quanto antes, o credor e solicitar outra
opção de local para efetuar o pagamento, como internet, sede da empresa, casas
lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, e outros.
Lembrando que a greve não afeta o funcionamento dos
caixas eletrônicos das instituições financeiras.
De acordo com o Procon-SP, diante de um cenário de
greve, as empresas são obrigadas a oferecer outro local de pagamento. Se o
fornecedor se recusar a disponibilizar uma alternativa, o cliente deve
documentar sua tentativa e registrar uma reclamação junto ao Procon.
COMPROVANTES
O cliente deve guardar os comprovantes, tanto os
que indicam que ele buscou o credor para solicitar outra forma de pagamento,
quando os comprovantes de pagamento feitos por outros canais, como internet e
telefone.
"No caso da internet, o comprovante pode ser
impresso. Pelo telefone, o consumidor deve anotar o número do protocolo",
diz o Idec (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor).
ÁGUA, LUZ E TELEFONE
As contas de serviços públicos como água, luz e
telefone não precisam necessariamente ser pagas nas agências bancárias. É
possível quitar em casas lotéricas e em alguns supermercados.
CONTAS EM ATRASO
Para quem tem conta como luz, água, telefone, gás
em atraso, a orientação é fazer o pagamento normalmente pelos canais
alternativos do banco (internet, telefone, corresponde bancário).
As próprias concessionárias de serviço público
costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.
No caso dos títulos de cobrança --condomínio,
escola, academia, financiamentos-- a orientação da Febraban (Federação
Brasileira de Bancos) é pedir ao cedente do título um novo boleto já com os
valores atualizados ou fazer o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA).
O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de
boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento de boletos
eletronicamente.
Caso o boleto seja do próprio banco e a agência
estiver fechada, o pagamento pode ser feito no site do banco. Lá, é possível
solicitar nova via de boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são
correntistas.
Basta acessar o serviço de atualização de boleto,
na página inicial do banco emissor do título de cobrança. Em seguida inserir a
numeração do código de barras do boleto, o site irá gerar um novo boleto para
pagamento.
Com o boleto atualizado, é possível pagá-lo pelos
canais alternativos do banco.
Fonte: Folha.com
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