Após os ataques que hackers do grupo internacional Anonymous vêm promovendo a sites de bancos brasileiros desde a última segunda-feira (30), a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) ressalta a importância de aprovação de lei sobre o tema.
De acordo com a Federação, há anos vem sendo discutida no Congresso Nacional uma lei específica que criminalize ataques e fraudes eletrônicas. Para a entidade, a medida ajudaria no combate a este tipo de conduta.
A Febraban diz ainda que ataques a sites de bancos, se bem sucedidos, podem atingir e prejudicar a população que utiliza os serviços eletrônicos para obter informações e realizar transações bancárias. Contudo, informa a entidade, as instituições financeiras dispõem de mecanismos e contingêncas capazes de inibir eventuais ataques.
Direito do consumidor
Ainda assim, a Fundação sugere que o consumidor utilize os outros canais de atendimento do banco, como telefone, caixas eletrônicos e agências bancárias, para acompanhar detalhadamente a movimentação bancária.
Se notar qualquer informação estranha na conta, o correntista deve procurar imediatamente a gerência do seu banco, alerta o Procon-SP.
Anonymous
O Anonymous é um grupo de hackers internacional que atua em diversas frentes, defendendo, segundo eles, causas em prol da sociedade.
No caso do ataque no Brasil, batizado como #OpWeeks-Payment (operação semana do pagamento), a razão do protesto é se posicionar contra a corrupção.
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário