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quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Vai para uma empresa de família? Seja profissional e mantenha seu emprego



Diferentemente das empresas de grande porte, as microempresas familiares costumam receber um profissional como mais um integrante da família. Entretanto, por mais vantajosa que possa parecer esta relação de proximidade com seu chefe, é importante saber separar as coisas, afinal, profissionalismo costuma ser a única característica capaz de salvar um emprego em uma situação delicada.


Por isso, antes de estreitar os laços na empresa em que atua, pense bem nas consequências, principalmente se perceber que o ambiente promete brigas e discussões calorosas de família.

“Em uma pequena empresa familiar, o profissional até pode presenciar um conflito, mas ele precisa agir com profissionalismo e lembrar-se de que aquela não é a família dele e que a discussão em questão não lhe diz respeito”, diz o professor do curso de Administração da Trevisan Escola de Negócios, Walter Lerner.

Para ele, a briga em si não deve afetar os interesses do profissional, que precisa ser ótimo no que faz para conquistar os donos da empresa.

O melhor dos melhores

Lembrando que laços de confiança à parte, profissionalismo é apenas um dos itens que um gestor de uma pequena empresa espera de um contratado: ele quer o melhor entre os melhores.

“Em uma pequena empresa, o líder espera um profissional que seja ótimo no que faz e ainda seja amigo da família. Se o profissional for ótimo e não simpatizar com os membros da família, ele não terá futuro no grupo”, afirma Lerner.

Por essa razão, a recomendação é que o contratado de uma pequena empresa que quiser crescer profissionalmente procure não apenas valorizar seus melhores atributos profissionais, mas também se mantenha fora dos conflitos pessoais da família para a qual trabalha.

Fonte: InfoMoney


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