Talvez
você se identifique com a forma como o publicitário brasiliense Lúcio de Paula,
26, lidava com os próprios documentos virtuais.
Há
cinco anos, Lúcio mandava e-mails para si mesmo com arquivos anexos e tinha que
voltar para casa quando esquecia de salvar algum documento que queria levar
consigo no pen drive.
A
versão 2012 de Lúcio já usa há alguns meses o serviço Dropbox
para salvar arquivos e acessá-los pela internet. Também usa o Google
Docs para dar continuidade a projetos (planilhas, documentos de
texto ou apresentações) de qualquer computador.
Lúcio
tira vantagens da computação em nuvem -os dados ficam armazenados em servidores
conectados à internet, o que libera o usuário de instalar programas e dá acesso
aos documentos de quase qualquer aparelho conectado à internet (tablets, smartphones
ou PCs).
A
tendência é mundial: mais da metade (51%) do tráfego de dados do planeta em
2014 estará em servidores conectados à internet, e até 2015 a computação em
nuvem vai crescer 12 vezes em comparação com 2010, segundo a pesquisa Índice
Global de Nuvem, da Cisco, divulgada no fim do ano passado.
"É
uma solução mais barata, mais flexível e mais ecologicamente correta", diz
Marco Américo, chefe de operações do UOL/Diveo. "A nuvem veio para ficar.
Quanto mais segurança, maior será a migração para o ambiente on-line",
completa Gil Torquato, executivo-chefe da empresa.
"Estamos
vivendo uma era de melhoria na qualidade de internet no Brasil. Era o que
faltava para a explosão da computação em nuvem", diz Marcelo Menta,
diretor regional de serviços gerenciados e nuvem da Cisco.
Com
programas para produção e edição de documentos on-line, você pode deixar de
comprar e instalar pacotes de escritório, economizando espaço e dinheiro.
Também existem programas para edição de vídeo, foto e áudio na nuvem.
Além
do Dropbox,
há outros armazéns virtuais. O SugarSync é uma opção
mais cara, mas também mais complexa e com uma maior variedade de planos. O
recém-lançado InSync é uma opção interessante: ele sincroniza seus arquivos do
Google Docs em uma interface parecida com a do Dropbox, porém com menor custo.
O
PiratePad
é uma opção básica e rápida para edição de documentos. Ele cria uma URL única
(que pode ser compartilhada) e dispensa logins e senhas para funcionar.
Fonte:
Folha.com
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