A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Oportunidades: deixe pistas para um headhunter e torça para ser encontrado



Estar por dentro das principais vagas oferecidas pelas grandes empresas e multinacionais não é, nem de longe, o suficiente para garantir uma possível entrevista em tais organizações. Para conseguir, de fato, estar dentro dos processos de seleção, os executivos interessados precisam ser habilidosos e qualificados para entrar na mira dos headhunters responsáveis por esses processos no mercado.


Mas engana-se quem pensar que tal tarefa pode fácil, afinal, os headhunters são responsáveis pela caça de executivos no mercado e por exercer tal função, não costumam procurar profissionais em quaisquer lugares.

Por isso, quem quiser chamar a atenção de um "caçador de talentos" precisa aprender a deixar as pistas certas se quiser ser realmente encontrado. De acordo com a headhunter da De Bernt Entschev Human Capital, Rosanne Martins, uma boa pista é ter o próprio currículo divulgado em uma rede social acessível.

"Atualmente, o LinkdIn é a rede social mais consultada por headhunters, especialmente porque além do currículo do profissional, é possível checar o networking dele. Outros sites de busca por vagas também costumam ser consultados”, avalia Rosanne.

Por dentro das pistas

Outras pistas também podem ser apreciadas, especialmente se o profissional for um líder competente, conforme aponta a headhunter e presidente da Daisen Executive Search, Adriana Prates.

“O headhunter quer saber se o executivo é o melhor dos melhores. Para isso, costuma analisar o perfil do profissional constantemente para saber se ele realmente é um bom líder capaz de gerar sucessores”, explica.

Ela diz que outra rede muito consultada é o BlueSteps, site de referência em recrutamento executivo em sete países.

“Usamos o networking do profissional para buscar referências, para saber como ele é, como se relaciona, como gerencia conflitos etc. Analisamos tudo o que é possível no perfil”, detalha Adriana.

Muita ou pouca visibilidade?

Uma situação um tanto curiosa mencionada por ambas headhunters entrevistadas diz respeito à exposição dos profissionais na busca por uma nova recolocação no mercado. De acordo com Rosanne, por exemplo, uma boa dica para saber se um executivo está insatisfeito com o próprio emprego é observar o perfil dele no LinkedIn.

Para ela, uma atualização repentina pode ser um sinal de que algo está por vir. “Se um profissional não atualiza com frequência seu perfil e, de repente, passa a atualizar o mesmo sem acrescentar nenhum curso, isso pode ser um forte indício de insatisfação profissional”, acredita.

Já para Adriana, o excesso de disponibilidade em muitos sites deve ser olhado com cautela. “Do ponto de vista mais prático, quando um executivo quer aparecer demais é sinal de que ou o mesmo está sob muita pressão ou está enfrentando muitos obstáculos na empresa onde atua”, relata.

Fonte: InfoMoney


Nenhum comentário:

Postar um comentário