O cenário econômico atual tem colocado as empresas em uma situação de pressão. Para poder se manter no mercado, as companhias devem se reinventar e se tornar socialmente responsáveis. Este foi um dos temas discutidos no Fórum Econômico Mundial 2012, que acontece até dia 29 de janeiro, em Davos (Suíça).
Como exemplo, o presidente da Cisco, John T. Chambers, afirmou que, na década de 90, a empresa, que hoje é uma das líderes do setor de TI (Tecnologia da Informação), tinha cerca de 100 grandes concorrentes. Nos dias atuais, a metade desapareceu.
Isso indica que se a empresa continua a fazer o que sempre fez, ela corre grandes riscos de falir. Segundo os participantes do evento, o tempo de vida de uma empresa que não é capaz de mudar é de aproximadamente 15 anos.
Responsável social
Para o CEO da NYSE Euronext (EUA), Duncan Niederauer, a necessidade de reinvenção não ocorre somente devido à crise econômica europeia, mas devido às mudanças rápidas e constantes da tecnologia e do surgimento de centenas de milhões de novos consumidores nos mercados emergentes.
Para exemplificar, o presidente da Alcoa, Klaus Kleinfeld, citou o papel das empresas expostas pela internet. “As empresas não podem mais fingir ser bons cidadãos corporativos quando não são. Rapidamente você será descoberto”.
O painel do Fórum também concluiu que uma empresa socialmente responsável e sustentável é fundamental para recrutamento e retenção de profissionais. Segundo os líderes, empregados talentosos, especialmente os jovens, serão atraídos para estas empresas.
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário