A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Qualidade do crédito ao consumidor melhora, diz Serasa




A qualidade do crédito ao consumidor melhorou no último trimestre de 2011, o que indica menor probabilidade de inadimplência. É o que mostra o Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor.

Segundo a pesquisa, a qualidade do crédito reagiu após ter piorado no segundo trimestre do ano passado e ter estagnado no terceiro.

"A desaceleração da inflação, a redução dos juros, a manutenção de patamares mínimos históricos para a taxa de desemprego e o crescimento mais moderado do endividamento são elementos que auxiliaram na diminuição do risco de inadimplência dos consumidores ao final do ano passado", diz nota da Serasa Experian.

A melhora concentrou-se em camadas de renda mais baixa. Para quem ganhava por mês até R$ 500, o indicador passou de 75,8 para 75,9 pontos. Entre os consumidores que ganhavam de R$ 500 a R$ 1.000, o crescimento foi de 79,2 para 79,3 pontos.

As camadas intermediárias de renda registraram estabilidade ou queda na qualidade de crédito do consumidor.

"Fora os consumidores de baixa renda, aqueles que ganham mais de R$ 10.000/mês também acusaram melhora na sua qualidade de crédito, com o indicador passando de 93,6 para 93,8 pontos."

Segundo a Serasa, apesar de registrar alta no indicador, as faixas de menor rendimento ainda têm níveis menores em termos de qualidade de credito --75,9 pontos, para quem ganhava até R$ 500, contra 93,8 para a maior faixa.

"Isto demonstra que a qualidade de crédito do consumidor é positivamente correlacionada com a sua renda", afirmou a Serasa Experian.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário