A
qualidade do crédito ao consumidor melhorou no último trimestre de 2011, o que
indica menor probabilidade de inadimplência. É o que mostra o Indicador Serasa
Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor.
Segundo
a pesquisa, a qualidade do crédito reagiu após ter piorado no segundo trimestre
do ano passado e ter estagnado no terceiro.
"A
desaceleração da inflação, a redução dos juros, a manutenção de patamares
mínimos históricos para a taxa de desemprego e o crescimento mais moderado do
endividamento são elementos que auxiliaram na diminuição do risco de
inadimplência dos consumidores ao final do ano passado", diz nota da
Serasa Experian.
A
melhora concentrou-se em camadas de renda mais baixa. Para quem ganhava por mês
até R$ 500, o indicador passou de 75,8 para 75,9 pontos. Entre os consumidores
que ganhavam de R$ 500 a R$ 1.000, o crescimento foi de 79,2 para 79,3 pontos.
As
camadas intermediárias de renda registraram estabilidade ou queda na qualidade
de crédito do consumidor.
"Fora
os consumidores de baixa renda, aqueles que ganham mais de R$ 10.000/mês também
acusaram melhora na sua qualidade de crédito, com o indicador passando de 93,6
para 93,8 pontos."
Segundo
a Serasa, apesar de registrar alta no indicador, as faixas de menor rendimento
ainda têm níveis menores em termos de qualidade de credito --75,9 pontos, para
quem ganhava até R$ 500, contra 93,8 para a maior faixa.
"Isto
demonstra que a qualidade de crédito do consumidor é positivamente
correlacionada com a sua renda", afirmou a Serasa Experian.
Fonte: Folha.com
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