O
comércio eletrônico brasileiro cresceu 21% em 2011 e chegou a R$ 21,5 bilhões.
O
volume representou 2,2% das vendas on-line mundiais, de acordo com dados da
consultoria Forrester Research apresentados ontem no evento evento anual da
Federação Nacional do Varejo, em Nova York.
No
ano passado, o comércio eletrônico global totalizou R$ 805,5 bilhões (US$ 450
bilhões), impulsionado principalmente pelos Estados Unidos e por países da
Europa Ocidental.
A
expectativa é que a participação brasileira passe para cerca de 3% do comércio
eletrônico mundial - ou R$ 39,3 bilhões de R$ 1,25 trilhão - nos próximos três
anos, segundo a consultoria.
Apesar
de o número parecer pouco expressivo, principalmente ante os 22% que devem ser
conquistados pela China - com R$ 285,3 bilhões -, o Brasil é considerado um dos
candidatos a protagonistas das vendas on-line mundiais.
Isso
porque registrará expansão do alcance do número de consumidores on-line,
diversificação dos produtos comercializados e grupos internacionais que
passarão a operar no mercado e devem impulsionar o setor.
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