Os juros cobrados dos consumidores subiram de maio para junho, ficando em 24,3% ao ano, segundo dados do Banco Central divulgados nesta sexta-feira (26). A taxa média representa uma alta de 0,3 pontos percentuais na comparação com o mês anterior, quando os juros médios eram de 24% anuais.
Os juros cobrados das empresas também tiveram alta no mesmo período, de acordo com os dados do BC. A taxa média ficou em 14% ao ano, depois de uma alta de 0,5 ponto percentual na comparação com maio (quando era de 13,5% ao ano).
Na média, considerando-se tanto os juros cobrados dos consumidores como das empresas, a taxa média geral ficou em 18,5% ao ano em junho, com alta de 0,4 pontos percentuais ante maio (18,1%).
Inadimplência tem queda
Apesar do aumento dos juros, o índice de inadimplência entre as pessoas físicas caiu. Em junho, a taxa de inadimplência ficou em 5%, ante 5,3% em maio.
A inadimplência entre as empresas também caiu, passando de 2,3% em maio para 2,1% em junho.
Considerando-se tanto empresas quanto consumidores, a taxa de inadimplência geral ficou em 3,4%, ante 3,6% do mês anterior.
Ainda segundo os dados do BC, o spread bancário, que é o que o banco ganha ao conceder crédito para uma pessoa ou empresa, ficou em 10,9 pontos percentuais em junho. É o menor nível desde março de 2011.
Fonte: UOL
Economia
Nenhum comentário:
Postar um comentário