A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

'Panelinhas' são comuns no ambiente de trabalho, diz pesquisa





Para boa parte dos profissionais americanos, o trabalho não está muito longe da experiência do colégio. Além de as empresas estarem cheias de "panelinhas", muitos funcionários admitem que já participaram de alguma atividade mais por pressão para ser aceito pelos colegas do que por vontade própria. É o que mostra uma pesquisa do site de carreiras CareerBuilder, com quase três mil pessoas.

Os resultados mostram que 43% delas consideram o ambiente de trabalho populado por "panelinhas", o que acaba gerando a necessidade de se adaptar aos colegas para se sentir mais "parte da turma". Cerca de um terço diz que já se sentiu intimidado pelos grupos ou já fez algo de que não tinha vontade só para se enturmar. Entre esses últimos, a maior parte, 46%, apenas adotou o happy hour, mesmo sem vontade, para se sentir mais integrado.

Mas outros acabaram mudando o comportamento de outras formas: 21% assistiram a um determinado programa de televisão ou filme só para ter assunto com os colegas, 19% fizeram piadas a custa dos outros ou fingiram não gostar de alguém só para participar de uma conversa e 17% já fingiram gostar de um tipo de comida. Além disso, 15% escondem a afiliação política para se enturmar melhor e 9% mantêm suas crenças religiosas em segredo - mesma porcentagem dos que já fizeram intervalos para o cigarro mesmo sem fumar.

A vice-presidente de recursos humanos da CareerBuilder, Rosemary Haefner, diz que a presença de grupos muito fechados entre profissionais da mesma empresa pode prejudicar o trabalho. "É parte da natureza humana se associar com colegas que têm uma personalidade parecida, mas panelinhas podem ser pouco produtivas no ambiente de trabalho", diz ela. "Hoje vemos mais gerentes usando atividades de construção de equipes ou formando times com pessoas de diferentes grupos justamente para desencorajar esse tipo de comportamento, que pode alienar os outros."

Fonte: Valor ONLINE


Nenhum comentário:

Postar um comentário