No segundo trimestre deste ano, 46% dos brasileiros pagavam algum tipo de parcelamento. Segundo dados divulgados pela Fecomércio-RJ nesta quarta-feira (24), este é o maior índice registrado desde o início do levantamento, iniciado em 2009.
Entre os tipos de financiamento, o carnê continua a ser o mais usado entre os consumidores que possuem alguma prestação, com 54% das citações. O cartão de crédito aparece em segundo lugar, com 37% das indicações. Em seguida aparecem os empréstimos bancários (8%), empréstimos em financeira (6%), crédito habitacional (4%), outros (3%), crédito consignado, cheque pré-datado e cheque especial, com 1% cada.
Quando o assunto é o motivo do parcelamento, a compra de eletrodomésticos lidera com 26% das respostas. A compra de artigos de vestuário e eletrônicos também se destacam, com 22% e 17% das citações, respectivamente. A compra de imóvel e o pagamento de dívidas aparecem com apenas 4% e 11% das indicações, nesta ordem.
Motivos
Na opinião do economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, o mercado de trabalho com carteira assinada historicamente aquecido e incentivos do governo com vistas a incentivar a economia por meio do consumo explicam o atual patamar de financiamento.
Já a inflação recente mais forte, acrescenta Travassos, "se, por um lado, impactou o ímpeto do consumidor às compras, por outro, incentivou o uso de ferramentas de crédito, sobretudo o cartão."
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário