A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Percentual de famílias endividadas recua em junho, aponta CNC




O número de consumidores endividados recuou em junho, segundo análise da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

De acordo com dados divulgados pela entidade na Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), nesta terça-feira (25), este mês, 63% dos brasileiros possuem algum tipo de dívida. No mês passado, o volume era de 64,3% de famílias endividadas.

No sexto mês do ano, 20,3% das famílias afirmaram estar inadimplentes, ante 21,6% do mês imediatamente anterior. Na comparação com junho de 2012, o indicador apresentou recuo de 2,9 pontos percentuais.

"Essa queda reflete uma moderação das famílias tanto em relação à contratação de novos empréstimos e financiamentos quanto em relação ao consumo", diz a economista da CNC Marianne Hanson.

Dívidas mais comuns
Ainda segundo o estudo, 7,2% das famílias afirmaram que não terão condições de pagar suas contas neste mês.


Dos tipos de dívidas, o cartão de crédito continua liderando, com 76,2% das indicações, seguido pelos carnês (17,1%), dívidas com financiamento de carros (11,4%), crédito pessoal (10%) e cheque especial (6,1%).

Em junho, em média, 27,1% da renda das famílias está sendo destinada às dívidas e 18,3% dos entrevistados disseram comprometer mais da metade dos rendimentos para pagamento de dívidas.

Entre os consumidores com contas em atraso, 26,3% têm contas vencidas por até 90 dias e 30,6% por mais de um ano. O tempo médio de comprometimento com dívidas em junho foi de 6,8 meses.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário