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sexta-feira, 28 de março de 2014

Startup promete reduzir metade dos gastos mensais com seu carro; veja como



Comprar um carro não significa apenas aposentar seus dias de transporte público. Com o conforto de ter seu próprio veículo, vem os custos para mantê-lo. De acordo com um estudo da revista britânica The Economist, São Paulo é a segunda cidade mais cara para ter um carro, atrás apenas de Xangai.
Se por um lado o transporte público é deficiente, manter um carro pode pesar no orçamento mensal - o que torna a decisão de adquiri-lo um verdadeiro desafio. Olhando para este cenário, uma startup brasileira pretende acabar com esta lacuna e facilitar (e muito) a vida destes motoristas.
A Autdoor é a primeira empresa brasileira que traz uma proposta de reduzir custos de manter um carro próprio através da publicidade no vidro traseiro do veículo. O negócio consiste em intermediar as relações entre donos de carros e anunciantes, fazendo com que interessados em anunciar encontrem pessoas dispostas a ceder um espaço no veículo para propaganda.
A ideia surgiu do dilema enfrentado pelo próprio fundador, Gabriel de Aquino Alves, e dos co-fundadores Andre Martins Gonzag, Johnattan Furtado, Luis Felipe Gubert e William Cordeiro. "A Autdoor foi feita primeiramente para resolver um problema meu", conta. "Eu queria comprar um carro e tive que colocar na ponta do lápis quanto sairia e descobri que, para se ter um carro, no mínimo, você tem que gastar R$ 600 por mês e isso é muito dinheiro."
Ainda cursando a faculdade de Administração, Alves afirmou que não poderia comprometer quase metade da sua renda apenas para manter seu carro e pensou em como diminuir esse gasto. "Ao mesmo tempo, tinha na UFSC [Universidade Federal de Santa Catarina] uma disciplina chamada Empreendedorismo e lá existia um concurso de planos de negócios", lembrou.
Na disciplina, os estudantes estruturaram um projeto que pretendia resolver problemas de custo alto de ter carro no Brasil através da propaganda. "Recebemos ótimos feedbacks de investidores que estavam avaliando os planos de negócios."
Meses depois, o grupo resolveu colocar o plano em prática e lançou, no dia 8 de janeiro, a Autdoor. Através dela, o motorista pode diminuir seus gastos mensais em até 50%. "Dependendo do contrato, o dono pode ganhar R$ 150 por mês", garante.
Como funciona?
Os interessados em tornar o carro em um outdoor precisam se cadastrar pelo site www.autdoor.com.br, responder um questionário sobre o tipo de veículo, onde mora e onde estuda ou trabalha. A startup fica responsável por encontrar empresas interessadas em anunciar e indicar para o dono do carro um local onde será instalado no vidro traseiro uma película com a campanha publicitária. "A película não danifica o carro e é one-way vision, ou seja, quem está fora do carro vê a propaganda, mas quem está dentro vê perfeitamente o lado de fora", acrescentou Gabriel.
Após isso, os parceiros continuam com sua rotina enquanto dura a campanha, que tem contrato de 30 a 60 dias. Passado o período, a Autdoor comunica o consumidor sobre o local para desinstalar a peça publicitária, sem qualquer custo adicional. "O responsável pelo carro recebe seu dinheiro por ter veiculado a propaganda."
Segundo Alves, a Autoor não tem nenhuma restrição de carro, nem da quilometragem percorrida por dia. "Naturalmente, a pessoa que roda mais quilômetros por dia tem mais chances de ser chamada para campanhas. Mas não exigimos que faça uma rota pré-programa. A ideia é deixar o parceiro à vontade."
O valor pago para o dono do carro dependerá parcialmente do percurso feito diariamente, do ano do carro e do tamanho da propaganda. A Autdoor lucra com uma porcentagem, na intermediação. "Queremos aumentar essa remuneração, mas a partir de nosso estudo de mercado, R$ 150 é um valor condizente na atual situação."
Atualmente, a empresa já tem mais de 203 pessoas cadastradas e está em negociação com quatro grandes empresas. "O boca a boca também tem ajudado. Em um dia normal, registramos uma média de dez cadastros", conta.
Alves conta que os planos da Autdoor é fortalecer a marca em Santa Catarina e faturar R$ 300 mil já no próximo ano. "Também estamos planejando expandir o negócio para o resto do Brasil", finaliza.
Fonte: InfoMoney

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