Comprar
um carro não significa apenas aposentar seus dias de transporte público. Com o
conforto de ter seu próprio veículo, vem os custos para mantê-lo. De acordo com
um estudo da revista britânica The Economist, São Paulo é a segunda cidade mais
cara para ter um carro, atrás apenas de Xangai.
Se por
um lado o transporte público é deficiente, manter um carro pode pesar no
orçamento mensal - o que torna a decisão de adquiri-lo um verdadeiro desafio.
Olhando para este cenário, uma startup brasileira pretende acabar com esta
lacuna e facilitar (e muito) a vida destes motoristas.
A
Autdoor é a primeira empresa brasileira que traz uma proposta de reduzir custos
de manter um carro próprio através da publicidade no vidro traseiro do veículo.
O negócio consiste em intermediar as relações entre donos de carros e
anunciantes, fazendo com que interessados em anunciar encontrem pessoas
dispostas a ceder um espaço no veículo para propaganda.
A ideia
surgiu do dilema enfrentado pelo próprio fundador, Gabriel de Aquino Alves, e
dos co-fundadores Andre Martins Gonzag, Johnattan Furtado, Luis Felipe Gubert e
William Cordeiro. "A Autdoor foi feita primeiramente para resolver um
problema meu", conta. "Eu queria comprar um carro e tive que colocar
na ponta do lápis quanto sairia e descobri que, para se ter um carro, no
mínimo, você tem que gastar R$ 600 por mês e isso é muito dinheiro."
Ainda
cursando a faculdade de Administração, Alves afirmou que não poderia
comprometer quase metade da sua renda apenas para manter seu carro e pensou em
como diminuir esse gasto. "Ao mesmo tempo, tinha na UFSC [Universidade
Federal de Santa Catarina] uma disciplina chamada Empreendedorismo e lá existia
um concurso de planos de negócios", lembrou.
Na
disciplina, os estudantes estruturaram um projeto que pretendia resolver
problemas de custo alto de ter carro no Brasil através da propaganda.
"Recebemos ótimos feedbacks de investidores que estavam avaliando os
planos de negócios."
Meses
depois, o grupo resolveu colocar o plano em prática e lançou, no dia 8 de
janeiro, a Autdoor. Através dela, o motorista pode diminuir seus gastos mensais
em até 50%. "Dependendo do contrato, o dono pode ganhar R$ 150 por
mês", garante.
Como
funciona?
Os interessados em tornar o carro em um outdoor precisam se cadastrar pelo site www.autdoor.com.br, responder um questionário sobre o tipo de veículo, onde mora e onde estuda ou trabalha. A startup fica responsável por encontrar empresas interessadas em anunciar e indicar para o dono do carro um local onde será instalado no vidro traseiro uma película com a campanha publicitária. "A película não danifica o carro e é one-way vision, ou seja, quem está fora do carro vê a propaganda, mas quem está dentro vê perfeitamente o lado de fora", acrescentou Gabriel.
Os interessados em tornar o carro em um outdoor precisam se cadastrar pelo site www.autdoor.com.br, responder um questionário sobre o tipo de veículo, onde mora e onde estuda ou trabalha. A startup fica responsável por encontrar empresas interessadas em anunciar e indicar para o dono do carro um local onde será instalado no vidro traseiro uma película com a campanha publicitária. "A película não danifica o carro e é one-way vision, ou seja, quem está fora do carro vê a propaganda, mas quem está dentro vê perfeitamente o lado de fora", acrescentou Gabriel.
Após
isso, os parceiros continuam com sua rotina enquanto dura a campanha, que tem
contrato de 30 a 60 dias. Passado o período, a Autdoor comunica o consumidor
sobre o local para desinstalar a peça publicitária, sem qualquer custo
adicional. "O responsável pelo carro recebe seu dinheiro por ter veiculado
a propaganda."
Segundo
Alves, a Autoor não tem nenhuma restrição de carro, nem da quilometragem
percorrida por dia. "Naturalmente, a pessoa que roda mais quilômetros por
dia tem mais chances de ser chamada para campanhas. Mas não exigimos que faça
uma rota pré-programa. A ideia é deixar o parceiro à vontade."
O valor
pago para o dono do carro dependerá parcialmente do percurso feito diariamente,
do ano do carro e do tamanho da propaganda. A Autdoor lucra com uma
porcentagem, na intermediação. "Queremos aumentar essa remuneração, mas a
partir de nosso estudo de mercado, R$ 150 é um valor condizente na atual
situação."
Atualmente,
a empresa já tem mais de 203 pessoas cadastradas e está em negociação com
quatro grandes empresas. "O boca a boca também tem ajudado. Em um dia
normal, registramos uma média de dez cadastros", conta.
Alves
conta que os planos da Autdoor é fortalecer a marca em Santa Catarina e faturar
R$ 300 mil já no próximo ano. "Também estamos planejando expandir o negócio
para o resto do Brasil", finaliza.
Fonte: InfoMoney
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