A
vitrine diz muito sobre o estilo da loja e os produtos que ela comercializa.
Por isso, segundo especialistas, ela é uma peça estratégica para o lojista
despertar a atenção do consumidor por seus produtos.
É
comum, no entanto, o espaço não explorar todo o seu potencial para atrair
novos clientes e fidelizar antigos consumidores, de acordo com Mário Rodrigues,
treinador de vendas e diretor do IBVendas (Instituto Brasileiro de
Vendas).
Rodrigues
afirma que é preciso usar a vitrine de maneira inteligente para atrair o
público-alvo, fornecendo informações sobre o estilo, a faixa média de preço dos
produtos e as tendências do mercado.
Veja
abaixo os quatro erros mais cometidos pelos lojistas, listados pelo especialista:
1.
Desorganização
Uma
vitrine desorganizada não desperta interesse e nem atrai o cliente em
potencial, segundo Rodrigues. "Por ser uma amostra do interior da loja,
quando não passa organização, transmite uma imagem negativa aos compradores,
que fatalmente buscam a solução na loja ao lado."
2.
Falta de estratégia na montagem
Muitos
lojistas ainda não entenderam que o cliente tem cada vez menos tempo para fazer
compras, e deixam de utilizar a vitrine para mostrar o que realmente é
interessante para o estabelecimento.
"Colocar
o que há de melhor e mais atrativo e o que o lojista realmente quer que o
consumidor compre é uma estratégia básica, que deve sempre ser adotada."
3.
Oferecer o que não tem
A
vitrine deve expor os produtos condizentes tanto com o que existe no interior
da loja quanto com o que o público-alvo procura. Não adianta oferecer na
vitrine uma peça que o cliente não encontra ao entrar na loja ou que não tenha
um valor acessível ao cliente que frequenta o estabelecimento.
Este
tipo de ação, segundo Rodrigues, frustra o comprador e ocasiona o efeito
inverso ao desejado.
4.
Fora das tendências
Lojas
que não entendem as tendências passam uma imagem de desatualizadas ou
antiquadas. Rodrigues diz que os estabelecimentos devem ter o estilo de seu
público porque o que mais lhe agradar o levará a olhar para a vitrine.
"Todo
vendedor deve entender que a vitrine tem de ser a fotografia do sonho de
consumo do cliente, tem de despertar o desejo pela compra em um curtíssimo
tempo", diz.
Fonte: UOL Notícias
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