Investir em uma franquia
pode ser a alternativa para empreendedores que buscam abrir um negócio próprio.
No entanto, especialistas no setor dizem que, antes de colocar dinheiro em uma
determinada marca, é preciso esclarecer uma série de dúvidas com o franqueador.
O UOL falou com o diretor de relações
internacionais da ABF (Associação Brasileira de Franchising), André Friedheim,
e com os consultores Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, e Ana Vecchi, da Vecchi
Ancona, e listou dez perguntas que o empreendedor precisa se fazer antes de
abrir uma franquia, independente da marca ou do setor que escolher.
1.
Qual é o investimento total necessário para a abertura do negócio?
Segundo
Vecchi, o empreendedor deve questionar sobre todos os custos para a abertura da
franquia, desde ponto comercial, equipamentos, instalações, estoque, despesas
operacionais, taxa de franquia e capital de giro. "Qualquer valor a mais
pode impactar no retorno do investimento, isso quando não inviabiliza a
instalação do negócio", diz.
De
acordo com Rizzo, o dinheiro para investir deve estar em mãos. "Não
acredite que você vai conseguir [dinheiro] depois e se não tiver, passará a
dívida para familiares e amigos. Bancos, só em casos excepcionais e nem pense
em começar o negócio endividado", afirma.
2.
Qual é o faturamento médio mensal e a margem de lucro líquido do franqueado?
Vecchi
diz que o empreendedor deve perguntar sobre o faturamento médio mensal que a
franquia oferece e qual a margem de lucro líquido do negócio. Com isso, de
acordo com ele, dá pra avaliar a rentabilidade da franquia. Segundo a ABF, o
lucro varia de 10% a 15% sobre o faturamento.
Acima
disto, o candidato deve perguntar ao franqueador por que a margem dele é maior
do que a média do mercado.
3.
Qual é a duração do contrato e as regras para renovação?
De
acordo com Vecchi, o contrato firmado entre franquia e franqueado é renovado a
cada cinco anos. Dentro deste prazo, o empreendedor deve recuperar o
investimento e ainda ganhar dinheiro. É preciso checar, também, como será feita
a renovação. "Há redes que cobram todas as taxas de abertura novamente,
outras que dão descontos e, ainda, aquelas que não cobram nada."
Segundo
o especialista, apesar de a renovação ser estabelecida em contrato,
dificilmente uma franquia retoma a unidade de um franqueado. "São poucos
os casos. Isso ocorre somente quando a unidade não consegue o resultado
esperado pela rede."
4.
Em quanto tempo é possível recuperar o investimento inicial?
A ABF
trabalha com o prazo de retorno de 18 a 24 meses para microfranquias, que
exigem baixo investimento, e de 36 meses para franquias que necessitam de
investimento maior. "No entanto, o candidato deve ter ciência de que toda
operação oferece riscos e que a dedicação dele ao negócio pode trazer um
retorno mais rápido", diz Friedheim.
5.
Qual é o perfil desejado para o franqueado?
Em
geral, as franquias procuram pessoas que tenham afinidade com o ramo de atuação
e disposição para comandar a unidade. No entanto, Rizzo diz que é preciso que o
empreendedor faça uma autoanálise de suas competências.
"Pense
que pelos próximos cinco anos você deverá estar presente na empresa todos os
dias. Pior que um emprego ruim é um negócio com o qual você não se
identifica", afirma.
6.
Qual é o suporte oferecido pela rede?
Segundo
Friedheim, o empreendedor deve perguntar como o conhecimento do franqueador
será repassado a ele. O diretor de relações internacionais da ABF diz que é
importante saber quais manuais serão entregues ao franqueado, como a matriz
acompanhará as metas da unidade e como atuará para auxiliar na solução de
eventuais problemas operacionais.
7.
Qual é o tempo de treinamento do franqueado?
Dependendo
da complexidade do negócio, o tempo mínimo de treinamento é de 30 dias, segundo
Vecchi. Para quem nunca teve experiência em um negócio similar ao da franquia,
menos do que isso não é suficiente para aprender todos os processos de operação
e de gestão do negócio, tampouco dá condições ao franqueado de treinar e
desenvolver sua equipe.
8.
Quais são as características do ponto comercial ideal?
O ponto
comercial é um dos principais fatores de sucesso de uma franquia, de acordo com
Friedheim. Segundo ele, deve-se avaliar se na cidade ou região de interesse
existem locais que cumpram os requisitos estabelecidos pelo franqueador, como
fluxo de pessoas, perfil do público, renda etc.
Além
disso, é preciso checar se há exclusividade de território e de quem é a
preferência para abertura de uma segunda unidade na mesma região.
9.
Os outros franqueados da rede estão satisfeitos?
Segundo
Friedheim, franqueados satisfeitos ou com mais de uma unidade da rede são bons
indicadores do sucesso da franquia. No entanto, descontentamento ou alto número
de fechamento de unidades são maus sinais.
"Antes
de tomar qualquer decisão, converse com os franqueados atuais e também com
aqueles que fecharam as portas do negócio", diz. Por lei, a franquia é
obrigada a entregar uma lista com nome, telefone e endereço desses franqueados.
10.
Há quanto tempo a franquia está no mercado?
Quanto
mais tempo a franquia tem de mercado, menor o risco do investimento, segundo
Rizzo. O consultor diz, ainda, que uma rede leva três anos para atingir a
maturidade. "Com esse tempo, é possível testar o modelo de negócio, sua
atuação no mercado e como enfrenta períodos de alta e de baixa no
consumo."
Fonte: UOL Notícias
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