No
país, a cada 15,6 segundos, um brasileiro é vítima de tentativa de fraude,
segundo levantamento da Serasa Experian, divulgado nesta sexta-feira (20). Em maio, foram
registradas 171.325 tentativas de fraude - conhecidas como roubo de identidade,
em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob
falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não pagar.
Frente a abril, o número de tentativas cresceu 9,4% e em
relação ao mesmo período de 2013, o indicador recuou 2,9%. Já na comparação do
acumulado do ano (janeiro a maio de 2014 contra o mesmo período de 2013), o
número de tentativas caiu 1,8%.
O maior número de tentativas de fraude foi
verificada no setor de telefonia. Foram 64.329 registros, totalizando 37,5% do
total em maio de 2014. Em comparação ao mesmo período de 2013, houve queda de
37,9%.
Já o setor de serviços – que inclui construtoras,
imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes
turísticos etc.) – teve 54.823 registros, equivalente a 32% do total. No mesmo
período no ano passado, este era o setor respondeu por 33,0% das ocorrências.
Na sequência, aparece o setor bancário, com 34.632 tentativas ou 20,2% do total. No mesmo período de 2013, o setor respondeu por 19,9% dos casos.
Na sequência, aparece o setor bancário, com 34.632 tentativas ou 20,2% do total. No mesmo período de 2013, o setor respondeu por 19,9% dos casos.
"É comum que as pessoas forneçam seus
dados pessoais em cadastros na internet sem verificar a idoneidade e a
segurança dos sites. Além disso, os golpistas ainda costumam comprar telefone
para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e,
assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de
crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas", diz a
Serasa, em nota.
Fonte: G1 Economia
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