Inovação
é a palavra de ordem nas empresas que buscam resultados duradouros. Entre as
várias maneiras de fomentar a inovação nas empresas encontra-se o incentivo aos
funcionários para pensar e agir diferente, com criatividade e, assim, propor
novas ideias.
Tendo
esse pano de fundo como premissa, muitas empresas criaram, e ainda criam,
programas de incentivos aos funcionários para inovar. Alguns desses programas
destinam prêmios em dinheiro, ações e bônus como recompensa aos projetos
inovadores.
Porém,
pesquisas recentes têm mostrado que as empresas precisam repensar essa
estratégia, uma vez que inovações disruptivas, que criam novos mercados ou
mudam radicalmente um mercado já existente, dificilmente surgirão desses
programas.
Isso
porque inovações desse tipo são extremamente raras. E não adianta estimular
todo mundo na empresa para ter ideias e mais ideias, pois isso pode até gerar
uma frustração como efeito colateral, já que muitas das ideias não serão
implementadas.
Uma
abordagem alternativa, sugerida pelos pesquisadores Oliver Baumann e Nils
Stieglitz, seria a criação de um sistema que aumente a variedade de ideias
geradas, ou seja, que a empresa aceite e incentive várias maneiras de se gerar
ideias.
Isso
significa aceitar e encorajar brincadeiras, jogos, a aleatoriedade, a
descoberta por "acaso" e, acima de tudo, aceitar que falhas vão
ocorrer. Aceitar o fato de que não se pode apenas criar um processo para gerar
ideias e deixar que elas surjam de várias maneiras é o desafio.
Que
empresas conseguem adotar tal abordagem? Com certeza não serão aquelas que
possuem uma cultura de aversão ao risco e que disseminam, mesmo que
indiretamente, o medo da falha junto aos funcionários.
Empresas
que focam apenas em resultados de curto prazo também terão dificuldade de
adotar essa abordagem mais abrangente e livre para a inovação, pois
significaria destinar um orçamento para projetos sem métricas claras de
resultados agora ou no futuro.
Mas a
essência de empreender está justamente em criar, descobrir o novo, superar
desafios e fazer a empresa crescer. Muitos dos negócios que são sucesso hoje
nasceram com ideias pensadas originalmente sem nenhuma noção de quanto dinheiro
renderiam.
O fato
é que cada vez mais as empresa têm voltado às suas origens empreendedoras em
busca de respostas para enfrentar os desafios atuais de crescimento. Porém, se
a cultura corporativa for uma barreira intransponível, vai ser difícil obter
resultados.
Fonte: UOL Notícias
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