Em qual
segmento atuar? Oferecer produtos ou serviços? Em quanto tempo começarei a ter
lucro? Como contratar e treinar a equipe? Essas dúvidas estão sempre presentes
na vida de um empreendedor, principalmente os de primeira viagem. Um item que
também deveria ser colocado nessa lista, e que muitas vezes é lembrado apenas
quando o negócio não demonstra o desempenho esperado, é a fidelização do
cliente.
Fidelizar
o cliente é um trabalho diário, pois graças a essa manutenção constante a marca
consegue cada vez mais estar presente na vida de quem realmente importa para
sua permanência no mercado.
O
empreendedor deve saber que produto, serviço, comunicação e relacionamento são
os pontos mais significativos do negócio para a fidelização da marca. Com o
nivel de expectativa cada vez maior dos clientes, oferecer produtos e serviços
de ótima qualidade pode até garantir que a sua marca será lembrada, mas não
garante a fidelização.
Comunicação
é uma das vertentes mais importantes quando falamos sobre fidelização. No
entanto, muitos empreendedores não dão o devido valor a essa questão, ou por
não ter como executar esse tipo de estratégia ou mesmo por falta de recursos.
Sem comunicação, o mercado não saberá sobre a sua existência, sobre seus
diferenciais, produtos ou serviços, e o quão bom você é.
Um bom
exemplo de canal de comunicação, e que não requer altos investimentos, são as
redes sociais. Através delas, não só conseguimos nos comunicar com novos e
atuais clientes, como conseguimos interagir e responder rapidamente às
expectativas ou até mesmo saber o retorno de uma ação ou lançamento de um novo
produto ou serviço. Isso cria um relacionamento com o cliente, pois a
comunicação é sempre de mão dupla.
Investir
nesse e em outros tipos de relacionamento com o seu cliente se torna cada vez
mais fundamental. Pois, com a padronização cada vez maior de produtos e pontos
de venda, você corre o risco de acabar se tornando apenas mais um aos olhos do
consumidor. Oferecer ao cliente uma experiência diferenciada na hora da compra
é outro diferencial que pode ampliar muito a possibilidade de fidelizá-lo.
E, por
fim, ofereça um ambiente físico agradável para que o cliente se sinta
confortável e queira permanecer o maior tempo possível em sua loja. Se preocupe
com os detalhes, como o visual da loja, vitrines, limpeza, organização,
iluminação, estacionamento, música e sensações olfativas.
Obter
sucesso fidelizando tanto os novos clientes como aqueles já conquistados também
é uma forma de empreender.
Fonte: UOL Notícias
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