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terça-feira, 24 de junho de 2014

Redes sociais e boa experiência são armas para fidelizar cliente



Em qual segmento atuar? Oferecer produtos ou serviços? Em quanto tempo começarei a ter lucro? Como contratar e treinar a equipe? Essas dúvidas estão sempre presentes na vida de um empreendedor, principalmente os de primeira viagem. Um item que também deveria ser colocado nessa lista, e que muitas vezes é lembrado apenas quando o negócio não demonstra o desempenho esperado, é a fidelização do cliente.
Fidelizar o cliente é um trabalho diário, pois graças a essa manutenção constante a marca consegue cada vez mais estar presente na vida de quem realmente importa para sua permanência no mercado.
O empreendedor deve saber que produto, serviço, comunicação e relacionamento são os pontos mais significativos do negócio para a fidelização da marca. Com o nivel de expectativa cada vez maior dos clientes, oferecer produtos e serviços de ótima qualidade pode até garantir que a sua marca será lembrada, mas não garante a fidelização.
Comunicação é uma das vertentes mais importantes quando falamos sobre fidelização. No entanto, muitos empreendedores não dão o devido valor a essa questão, ou por não ter como executar esse tipo de estratégia ou mesmo por falta de recursos. Sem comunicação, o mercado não saberá sobre a sua existência, sobre seus diferenciais, produtos ou serviços, e o quão bom você é.
Um bom exemplo de canal de comunicação, e que não requer altos investimentos, são as redes sociais. Através delas, não só conseguimos nos comunicar com novos e atuais clientes, como conseguimos interagir e responder rapidamente às expectativas ou até mesmo saber o retorno de uma ação ou lançamento de um novo produto ou serviço. Isso cria um relacionamento com o cliente, pois a comunicação é sempre de mão dupla. 
Investir nesse e em outros tipos de relacionamento com o seu cliente se torna cada vez mais fundamental. Pois, com a padronização cada vez maior de produtos e pontos de venda, você corre o risco de acabar se tornando apenas mais um aos olhos do consumidor. Oferecer ao cliente uma experiência diferenciada na hora da compra é outro diferencial que pode ampliar muito a possibilidade de fidelizá-lo.
E, por fim, ofereça um ambiente físico agradável para que o cliente se sinta confortável e queira permanecer o maior tempo possível em sua loja. Se preocupe com os detalhes, como o visual da loja, vitrines, limpeza, organização, iluminação, estacionamento, música e sensações olfativas.
Obter sucesso fidelizando tanto os novos clientes como aqueles já conquistados também é uma forma de empreender.
Fonte: UOL Notícias


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