Emergi
do livro de William R. Duggan, "Strategic Intuition: The Creative Spark in
Human Achievement", que traduziria como "Intuição Estratégica: os
flashes criativos nas conquistas humanas" e reapresento para sua
avaliação, as estratégias convencionais que geralmente adotamos.
Após a
leitura, ficaram para mim algumas imagens que o autor usa para ilustrar suas
teses. Uma delas compara nosso avanço como uma estrada em linha reta que faz
uma curva em cotovelo à frente.
Enquanto
estamos nos deslocando na parte reta da curva, antecipamos o futuro que repete,
linearmente, o passado. Mas as grandes mudanças de perspectiva que nos
possibilitarão um novo olhar e a recriação de nosso projeto, só serão
percebidos quando "virarmos" a curva.
Erramos
ao estabelecer, primeiro, uma teoria e, em seguida, investir nos procedimentos
práticos para demonstrá-la. Por exemplo, aceleraríamos nossa falência se, a
partir de uma visão teórica de um novo negócio, assumíssemos os riscos, os
investimentos, os comprometimentos com pessoas para concretizar o negócio.
Segundo
o autor do livro, que se baseia em exemplos históricos recolhidos em avanços
científicos e no gerenciamento de grandes empresas, como Microsoft e Google,
empreender é uma recriação permanente, diante de dificuldades que nos desafiam
também diariamente.
E essa
recriação só é possível a partir do envolvimento no projeto de pessoas
talentosas, absolutamente dedicadas e com a mente aberta o suficiente para
fazer ilações a partir dos próprios desafios e os transformar em avanços
criativos.
Aprendemos
também que a travessia a partir de uma margem de implantação de um novo projeto
e a chegada do outro lado nunca é uma trajetória previsível. O que determinará
o sucesso da travessia é a habilidade dos gestores e dos talentos envolvidos em
descobrir como superar os obstáculos inerentes a quaisquer empresas vivas,
dinâmicas e vinculadas a uma cadeia produtiva e a um nicho de mercado.
Portanto,
se você já se lançou a um novo empreendimento talvez seja o momento de aprender
a analisar com um novo olhar as dificuldades que enfrenta. Tente arrancar delas
lições e insistir em analisá-las como uma oportunidade que o próprio mercado
lhe oferece.
Soa
meio místico, mas intuição estratégica também é algo mágico, que William R.
Duggan, autor do livro, me fez crer e dividir com você.
Fonte: UOL Notícas
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