Os clientes de bancos estão um pouco mais satisfeitos, mas as altas
tarifas e custos continuam impactando negativamente a avaliação do setor. Foi o
que revelou um estudo da CVA Solutions, realizado com mais de 5.600
consumidores de todo o Brasil.
O estudo avaliou bancos standard (bancos tradicionais) e premium
(exclusivos) em duas categorias: o Valor Percebido (a relação custo-benefício
percebido por seus clientes) e a Força da Marca (a atração menos rejeição
perante clientes e não clientes) de acordo com os próprios usuários.
Entre os 38 setores da economia pesquisados pela CVA Solutions, os
consumidores deram uma nota de 7,02 para o setor de bancos standard e 7,39 para
os bancos premium. As notas são melhores que das edições anteriores do estudo e
estão à frente dos setores de TV por Assinatura (6,46), Planos de Saúde (6,19)
e Internet Banda Larga (5,94).
O Itaú tem a maior Força da Marca, à frente do Banco do Brasil e Caixa.
Já o Banrisul, Caixa e Banco do Brasil são campeões em Valor Percebido. Entre
os bancos Premium, o Itaú Personnalité ficou na liderança na Força da marca e o
Bradesco Prime, no Valor Percebido.
"Para melhorar a avaliação e a relação com os usuários os bancos
deveriam diminuir tarifas e custos e aprimorar alguns canais de atendimento
como a atenção do gerente com os clientes", avaliou o sócio-diretor da CVA
Solutions, Sandro Cimatti.
Avaliações
Confira abaixo os bancos melhores avaliados pelos consumidores:
Confira abaixo os bancos melhores avaliados pelos consumidores:
Bancos
Standard
|
Notas
|
Bancos
Premium
|
Notas
|
*CVA Solutions
|
|||
Banrisul
|
1,05
|
Bradesco Prime
|
1,09
|
Caixa Econômica Federal
|
1,04
|
Itaú Personnalité
|
1,01
|
Banco do Brasil
|
1,02
|
Banco do Brasil Estilo
|
1,00
|
Banco Itau Uniclass
|
1,00
|
Citibank
|
0,96
|
Bradesco
|
0,98
|
Santander VanGogh
|
0,95
|
Valor Percebido (relação custo-benefício percebida)
|
Bancos
Standard
|
Bancos
Premium
|
||
*CVA Solutions
|
|||
Itaú
|
Itaú Personnalité
|
||
Banco do Brasil
|
Citibank
|
||
Caixa Econômica Federal
|
Banco Santander
|
||
Bradesco
|
Bradesco Prime
|
||
Citibank
|
Banco do Brasil Estilo
|
||
Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não
clientes)
|
Migração
e Lealdade
Quando perguntados "se fosse fácil e descomplicado você mudaria sua conta-corrente principal para outro banco?" 44% responderam que mudariam para outra instituição, sendo 45% em bancos standard e 38% entre os clientes de bancos premium.
Quando perguntados "se fosse fácil e descomplicado você mudaria sua conta-corrente principal para outro banco?" 44% responderam que mudariam para outra instituição, sendo 45% em bancos standard e 38% entre os clientes de bancos premium.
O maior índice de retenção de clientes nesta pergunta, 67%, é do Grupo
Itaú (sendo 74,3% no Personnalité). Na segunda posição vem o Grupo HSBC com
66,7% (sendo 80,0% no Premier), em terceiro o Grupo Banco do Brasil com 64,1%
(63,5% no Estilo), em quarto a Caixa, com 62,6%, em quinto o Banrisul com
61,2%, e em sexto lugar o Grupo Bradesco com 59,3% (sendo 59,6% no Prime).
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário