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quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Black Friday começa amanhã, vigiada para tentar evitar maquiagem de preços



Lojas de todo o país prometem vender roupas, móveis, eletrônicos, brinquedos, artigos de decoração e até imóveis com descontos nesta sexta-feira (29). A campanha, conhecida como Black Friday, é inspirada em ação semelhante realizada todos os anos nos Estados Unidos, logo após o Dia de Ação de Graças.
As lojas afirmam que darão descontos de até 80%. Em edições anteriores, porém, houve denúncias de "maquiagem de descontos", e o Procon de São Paulo chegou a autuar algumas empresas em 2012. Também em 2011 houve problemas. Por isso neste ano a ação será acompanhada de perto não só pelo órgão, mas por empresas organizadoras.
No Brasil, vão participar da Black Friday tanto lojas virtuais como físicas. Algumas já começaram a oferecer descontos durante a semana e outras devem prolongar as ofertas até dezembro.
Casas Bahia, Colombo, Dafiti, Fast Shop, Fnac, Hering, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Marisa, Pão de Açúcar, PBKids, Ponto Frio, Saraiva e Submarino estão entre as grandes empresas que vão participar da ação.
Parte das lojas terá suas ofertas concentradas no site Black Friday do portal Busca Descontos. A maioria das lojas também vai montar páginas especiais em seus próprios sites. Muitas outras, que estão fora da lista do Busca Descontos, também farão campanhas individuais.

Medidas para evitar 'maquiagem de preços'

Na campanha do ano passado, o Procon de São Paulo chegou a notificar algumas empresas por suspeita de maquiagem de descontos. As lojas teriam inflado os preços dias antes do evento para parecer que as ofertas da Black Friday eram mais interessantes.
Nesta semana, o Procon-SP divulgou uma lista de sites de comércio eletrônico que não são indicados para compra porque são suspeitos de prejudicar consumidores.
O portal Busca Descontos, que vai reunir em um site ofertas de cerca de 100 participantes, diz que vai usar um filtro "rigoroso" para que só produtos e serviços oferecidos com descontos realmente vantajosos sejam oferecidos.
O site vai manter, ainda, um link direto para o serviço Reclame Aqui, especializado no recebimento de reclamações pela internet.
Além disso, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um Código de Ética para a campanha. As lojas virtuais que aderiram ao texto se comprometeram a anunciar ofertas reais e serão identificadas com o "Selo Black Friday Legal". Caso a loja não cumpra o acordo, poderá sofrer suspensões.
O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) também elaborou, em parceria com o Procon-SP,  algumas ações que as redes varejistas associadas deverão seguir na data.
Elas vão oferecer, por exemplo, serviço de atendimento ao consumidor 24 horas, da meia-noite até as 23h59 de 29 de novembro, por chat ou telefone. Prometem, ainda, infraestrutura reforçada para melhor estabilidade de seus sites durante a campanha.
Fonte: Folha.com

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