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quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Brasileiro deve comprar e gastar mais com presentes de Natal neste ano



O consumidor brasileiro deve comprar e gastar mais com os presentes de Natal em relação ao ano passado. Foi o que revelou o estudo Intenção de Compras para o Natal 2013, realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
De acordo com a pesquisa, que ouviu consumidores de todas as 27 capitais brasileiras, entre os dias 23 e 27 de outubro, a quantidade de itens comprados subiu de 4,1 para 4,4 presentes por consumidor, o que representa uma alta de 7,31%. Além disso, a intenção de gasto médio por compra passou de R$ 86,59 em 2012, para R$ 111,39 em 2013, aumento de 28,64%. 
O levantamento também buscou identificar o motivo para o otimismo entre os consumidores. Na avaliação de 57% dos entrevistados, a situação financeira pessoal melhorou na comparação com 2012. A metade, ou 50% dos pesquisados, disse que vai comprar mais presentes do que em 2012. Outros 37% vão presentear com a mesma quantidade e apenas 13% dos entrevistados pretendem comprar menos neste Natal.
Formas de pagamento e locais de compra
As formas de pagamento mais utilizadas nas lojas brasileiras, segundo os entrevistados, serão o dinheiro (57%), o cartão de crédito parcelado (16%), o cartão de débito (12%) e o cartão de crédito à vista (9%). Já os locais preferidos para as compras devem ser os shopping centers (44%), seguidos pelo comércio de rua (26%), lojas de departamento (11%) e pelas lojas on-line (9%).
"Temos que levar em conta que a pesquisa foi feita nas capitais do Brasil. Assim, a preferência pelos shoppings deve-se à facilidade de estacionamento e à segurança que estes locais oferecem", avaliou o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior. "Além disso, esses mega estabelecimentos concentram uma grande variedade de lojas em um único lugar."

Fonte: InfoMoney

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