O número de tentativas
de fraudes contra os consumidores brasileiros bateu um recorde histórico e
ultrapassou 224 mil ocorrências em outubro, de acordo com a Serasa
Experian. Isso representa uma tentativa de fraude a cada 12 segundos no
país.
O recorde registrado em
outubro foi puxado, principalmente, pelo aumento de fraudes perto do Dia das
Crianças. Nesse período, o risco de fraudes tende a ser maior.
Entre janeiro e outubro
deste ano, ocorreram 1,81 milhão de tentativas de fraude. Entre janeiro e
outubro de 2012, foram 1,76 milhão de registros e, no mesmo período em 2011,
1,63 milhão.
O setor de telefonia
liderou as ocorrências (110.470) e respondeu por 49,3% do total das
investidas contra o consumidor realizadas em outubro de 2013, alta em relação
aos 40,2% registrados pelo setor no mesmo mês de 2012.
O setor de serviços –
que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões
de beleza, pacotes turísticos etc.) – atingiu em outubro o maior valor do
ano até agora: 59.743 tentativas de fraude.
O setor bancário é o
terceiro do ranking de registros em outubro de 2013. Embora não tenha sido
recorde histórico, bancos e financeiras atingiram 36.411 tentativas, 16,3% do
total, o maior valor em 12 meses. No mesmo período de 2012, o setor
respondeu por 22,6% dos casos.
O que fazer?
Estão mais suscetíveis
às fraudes os consumidores que tiveram seus documentos roubados. Com apenas o
RG ou o CPF em mãos de criminosos, já dobra a possibilidade da vítima sofrer
uma fraude.
A Serasa orienta que,
quando a pessoa for vítima de roubo, perda ou extravio de documentos, a
primeira medida é cadastrar a ocorrência gratuitamente na base de dados da
instituição, no link www.serasaconsumidor.com.br. Após isso, esta informação
estará disponível na mesma hora para o mercado.
Depois, o consumidor
deve fazer um boletim de ocorrência. Assim, sempre que ele for consultado, o
concedente de crédito saberá que se trata de um documento roubado e terá mais
cuidado ao fechar o negócio.
Fonte: UOL Economia
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