Um dos principais
assuntos do mundo dos negócios em 2014 é, sem dúvida, a Copa do Mundo. Ainda
fica difícil estimar qual será, de fato, o aumento real das vendas no período
dos jogos no Brasil.
O certo é que devem ser
beneficiadas especialmente as empresas que terão um contato direto com os
turistas e torcedores –como hotéis, agências de viagem, lojas de artigos
esportivos e negócios dos segmentos de alimentação e entretenimento.
Mas uma coisa já é
possível afirmar: para empresas do setor de comércio e serviços, a Copa será
uma ótima oportunidade para treinar sua equipe e melhorar a qualidade do
atendimento. Afinal, ninguém vai querer fazer feio.
Para se preparar para
receber bem os clientes durante a Copa, o primeiro passo é entender qual é o
tipo de consumidor que sua empresa já atende ou atenderá especificamente nesse
período e descobrir o que você pode fazer por ele.
Pode ser que sua empresa
seja do setor de serviços e trabalhe para outras empresas, que aumentarão o
número de pedidos durante os jogos.
Nesse caso, o
treinamento dado à equipe pode ter, por exemplo, o objetivo de melhorar a
eficiência dos funcionários, reduzir o tempo de produção e orientá-los a agir
de forma solícita e simpática, mesmo nos momentos mais movimentados.
Pode ser que sua empresa
passe a atender, durante a Copa, um novo tipo de cliente. É o caso de bares e
restaurantes que normalmente não recebem estrangeiros, mas que terão de
recepcioná-los durante o torneio.
Além de traduzir
cardápios e dar a menos noções básicas de outros idiomas para equipe, é
necessário criar novos processos. Exemplo: avisar os clientes sobre a presença
de temperos mais fortes, evitando problemas.
Para todos os casos, o
caminho é primeiro estudar o (possível) comportamento do cliente, entender que
tipo de atitudes e procedimentos seus funcionários terão de seguir para
atendê-lo bem, mapear os processos e documentá-los e só então treinar os
funcionários a partir desses processos.
Isso vale também para
franqueadores e franqueados. Os franqueadores podem criar uma estratégia geral
para a rede, enquanto os franqueados podem pensar naquilo que faz diferença
para sua unidade.
Mas seja qual for a sua
empresa e sua área de atuação, a Copa sem dúvida é uma boa desculpa para pensar
em como melhorar o atendimento e uma ótima oportunidade de colocar essas ações
em prática. Aproveite!
Fonte: UOL Notícias
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