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quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Invista na sedução dos seus clientes e dispense as pesquisas



O melhor investimento que devemos fazer antes de abrir uma empresa é descobrir a alma da nossa clientela. O problema é acertar o foco. Ou somos surpreendidos por mentiras ou por interpretações erradas.
Empresas como a Nike e a Apple dispensam pesquisas. Apostam na intuição e agressivamente sugerem produtos que surpreendem e emocionam seus consumidores. E assim, criam nichos de clientes fiéis.
Se sua empresa é pequena ou começa agora é melhor tentar ser uma Nike ou uma Apple e poder bater no peito, se der certo, que nunca precisou de pesquisas para identificar as vontades de sua clientela. Será?
Mas como saber se seu produto mobiliza e emociona sua clientela? O ideal, nesses casos, é copiar descaradamente as empresas-modelo ao seu alcance. Esqueça da Apple e da Nike, porque já são complexas demais.
Mas preste atenção na Chilli Beans, no Habib"s e na Livraria Cultura. E se puder, ajuste sua empresa à semelhança destes modelos. Mas não pense que é fácil. Pois você enfrentará outro enorme problema.
Afinal, como ajustar seu modelo gerencial ao dessas empresas, que repetem, em menor escala a agressiva intuição para seduzir nichos e mais nichos de clientes? Com a habilidade adicional de viciá-los à marca?
Talvez a resposta esteja em acreditar, de verdade, que toda sedução se confirma pela experiência plena de se interagir emocionalmente com o produto a partir do design, do tato, da cor, do cheiro.
Além disso, deve-se criar emoções inesquecíveis a partir do ambiente da compra.
Ajude seus vendedores a contagiar a clientela com a alegria e o orgulho de poder estar em contato com os produtos que expõem.
A ponto de seus clientes levarem o produto para casa, como uma dose de um narcótico qualquer, para tentar repetir as mesmas emoções quando usarem o produto que os confirmou especiais e diferenciados.
É essa a alegria que dilui nossa alma e nos expõe às seduções dos ambientes criados na Livraria Cultura, nos quiosques ou lojas da Chilli Beans ou nos pratos simples e despojados mas servidos com alegria no Habib"s.
Bem, a receita é mais ou menos essa. Se você ousar amar sua clientela a ponto de se entregar de verdade por meio de produtos e/ou serviços com sua marca, terá uma chance enorme de dispensar pesquisas.
Que serão feitas de maneira direta, na boca do caixa e no boca a boca, gerando uma bola de neve de afeto e de emoções que se renovam com o relacionamento de seus funcionários com seus produtos e com a clientela.
Produtos se tornarão cada vez mais necessários por sua cor, design, textura etc. E que nos excitarão a ponto de justificar o quanto pagamos para merecer levá-los para casa. Se der certo, você terá criado uma nova marca. 
Fonte: UOL Notícias

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