O melhor investimento
que devemos fazer antes de abrir uma empresa é descobrir a alma da nossa
clientela. O problema é acertar o foco. Ou somos surpreendidos por mentiras ou
por interpretações erradas.
Empresas como a Nike e a
Apple dispensam pesquisas. Apostam na intuição e agressivamente sugerem
produtos que surpreendem e emocionam seus consumidores. E assim, criam nichos
de clientes fiéis.
Se sua empresa é pequena
ou começa agora é melhor tentar ser uma Nike ou uma Apple e poder bater no
peito, se der certo, que nunca precisou de pesquisas para identificar as
vontades de sua clientela. Será?
Mas como saber se seu
produto mobiliza e emociona sua clientela? O ideal, nesses casos, é copiar
descaradamente as empresas-modelo ao seu alcance. Esqueça da Apple e da Nike,
porque já são complexas demais.
Mas preste atenção na
Chilli Beans, no Habib"s e na Livraria Cultura. E se puder, ajuste sua
empresa à semelhança destes modelos. Mas não pense que é fácil. Pois você
enfrentará outro enorme problema.
Afinal, como ajustar seu
modelo gerencial ao dessas empresas, que repetem, em menor escala a agressiva
intuição para seduzir nichos e mais nichos de clientes? Com a habilidade
adicional de viciá-los à marca?
Talvez a resposta esteja
em acreditar, de verdade, que toda sedução se confirma pela experiência plena
de se interagir emocionalmente com o produto a partir do design, do tato, da
cor, do cheiro.
Além disso, deve-se
criar emoções inesquecíveis a partir do ambiente da compra.
Ajude seus vendedores a
contagiar a clientela com a alegria e o orgulho de poder estar em contato com
os produtos que expõem.
A ponto de seus clientes
levarem o produto para casa, como uma dose de um narcótico qualquer, para
tentar repetir as mesmas emoções quando usarem o produto que os confirmou
especiais e diferenciados.
É essa a alegria que
dilui nossa alma e nos expõe às seduções dos ambientes criados na Livraria
Cultura, nos quiosques ou lojas da Chilli Beans ou nos pratos simples e
despojados mas servidos com alegria no Habib"s.
Bem, a receita é mais ou
menos essa. Se você ousar amar sua clientela a ponto de se entregar de verdade
por meio de produtos e/ou serviços com sua marca, terá uma chance enorme de
dispensar pesquisas.
Que serão feitas de
maneira direta, na boca do caixa e no boca a boca, gerando uma bola de neve de
afeto e de emoções que se renovam com o relacionamento de seus funcionários com
seus produtos e com a clientela.
Produtos se tornarão
cada vez mais necessários por sua cor, design, textura etc. E que nos excitarão
a ponto de justificar o quanto pagamos para merecer levá-los para casa. Se der
certo, você terá criado uma nova marca.
Fonte: UOL Notícias
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