O Google permitirá em breve que uma pessoa envie e-mail a qualquer
outra, mesmo que não saiba o endereço de e-mail dela, dado que ambas tenham
cadastro no Gmail e no Google+.
A mudança, que foi anunciada
nesta quinta-feira (9) será introduzida ao longo dos próximos dias, foi
recebida com protesto de alguns dos usuários do Gmail, que disseram que isso
abre portas a spam e a solicitações indesejadas em caixas de entrada pessoais,
que são consideradas privadas.
O Google disse que será útil
para pessoas que se conhecem, mas não tiveram a oportunidade de trocar e-mails
ainda.
Remetentes podem mandar e-mail a qualquer um, desde que siga o
destinatário no Google+, o que pode ser feito sem permissão. Destinatários
podem receber e-mail de qualquer um do Google+. Seu endereço de e-mail só é
exposto, contudo, se houver resposta.
A possibilidade de qualquer um
no Google+ de enviar um e-mail a um usuário de Gmail será acionada
automaticamente, requerendo que as pessoas solicitem ativamente não querer
participar disso. Os usuários de Gmail podem desligar a opção visitando a aba
"geral" da página de configurações do Gmail, onde escolhem se querem
receber e-mail de qualquer um no Google+, somente das pessoas que seguem ou de
ninguém da rede.
O Google planeja enviar e-mails
a usuários do Gmail explicando a mudança antes de implementá-la. Os e-mails
recebidos de pessoas de fora dos círculos (rede de contatos) do Google+ será
filtrado e posto na aba "social" do Gmail. A configuração padrão para
contas "business" do Gmail é com essa opção desligada.
A medida, que integra mais
proximamente o Gmail e o Google+, é o mais recente movimento pelo Google para
tentar tornar a rede social parte de todos os seus produtos e para fortemente
pressionar os usuários a criarem uma conta no Google+. Ela vem logo depois de
despertar a revolta de muitos usuários do YouTube após o Google ter demandado
das pessoas que quisessem comentar no site de vídeos que criassem uma conta no
Google+.
O Google já se envolveu em
outros conflitos entre ideias concebidas por seus engenheiros e os desejos ou
preocupações de seus usuários.
Por exemplo, a mudança do Buzz,
rede social baseada em contatos do Gmail que foi lançada pelo Google em 2010.
Foi recebida com tumulto e foi objeto de multa da FTC (Federal Trade
Communications, órgão que regula a telecomunicação nos EUA) por violações de
privacidade antes de o serviço ser descontinuado.
O Buzz, como a nova ferramenta
de e-mail do Google+, foi acionada por padrão e requeria que as pessoas
escolhessem deixá-la.
Fonte: Folha.com
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