Todo ano, no mês de
janeiro, acontece em Nova York (EUA) o maior e mais importante evento do varejo
mundial, que reúne milhares de empresários de diversos países.
O objetivo principal do
encontro é entender para onde caminha o varejo, discutir as melhores práticas
de gestão e as inovações do setor –tanto de modelos de negócios quanto de
arquitetura das lojas e tecnologia.
Neste ano, participei do
evento e pude constatar que diversos palestrantes apontaram um caminho em
comum: é preciso resgatar valores antigos, como atendimento atencioso e
personalizado, e usar a tecnologia em favor disso.
Em outras palavras, é
preciso voltar ao passado, mas com cara do futuro. Isso quer dizer que o
consumidor quer ter uma experiência de compra surpreendente, usando novas
tecnologias para conhecer o produto e ajudar a testá-lo e escolhê-lo.
Mas o cliente também
quer receber um atendimento único, personalizado. Quer ser chamado pelo nome e
ter suas necessidades atendidas, se sentido tão à vontade na loja quanto se
estivesse em casa.
Ou seja, é uma retomada
dos valores que estão presentes no varejo desde seu início. São aspectos do
convívio humano que serão perenes mesmo depois de séculos.
Para conseguir oferecer
um atendimento personalizado, de qualidade, que inove e surpreenda o cliente, o
empreendedor deve considerar alguns pontos na hora de pensar no seu modelo de
negócio e na sua loja:
- o cliente precisa
receber o mesmo atendimento em todos os seus canais de vendas;
- as redes sociais devem
trazer informação contínua sobre as novidades, promoções, lançamentos e tudo o
que a marca se propõe a fazer;
- a arquitetura da sua
loja tem que ser simples, confortável e trazer aspectos inovadores, que o
diferencie da concorrência e estabeleça claramente o seu posicionamento;
- um atendimento deve
ser personalizado e até customizado, com oferta de produtos únicos para cada
cliente
Fazer tudo isso não é
tarefa fácil. Mas o importante é perceber a necessidade de reinventar o varejo
sempre, de repensar o seu negócio para que ele possa acompanhar as novas
tecnologias.
Mas sem esquecer do mais
importante, que é construir um relacionamento humano e verdadeiro. Voltar para
os valores mais básicos será uma das chaves para estabelecer um vínculo
poderoso entre a sua marca e o seu cliente.
Fonte: UOL Notícias
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