Independentemente
de ter acesso a uma excelente ideia, a bons financiadores, a ótimos planos de
negócios e até mesmo ao apoio de alguns talentos, abrir e manter funcionando
uma empresa é sempre uma questão de sedução permanente.
A
imagem que alguns empresários tentam passar de serem carrancudos, intragáveis e
ríspidos só vem a público depois de muitos anos, muitos lucros e de a empresa
já ter se consolidado.
É pura bobeira de marketing pessoal, que passa para a equipe e, depois, para o público em geral o estilo "heavy metal do senhor".
É pura bobeira de marketing pessoal, que passa para a equipe e, depois, para o público em geral o estilo "heavy metal do senhor".
De
perto, os empresários que conseguem começar com muito pouco têm, além do
conhecimento do ramo, especialização em sedução. E a adotam de maneira
permanente. Em todos os contatos. Em cada negociação. Antes, durante e depois de
fecharem um contrato. Até se tornarem carismáticos e serem capazes de mobilizar
"mundos e fundos" para seus empreendimentos.
Mas,
calma aí... Sedução sem resultados não funciona.
A
sedução é apenas o início do processo de fisgar apoios, talentos, capital. Mas,
sem retorno, bau-bau. Sem retorno aos investimentos de terceiros, por exemplo,
o bom sedutor se torna para seus pares um "tremendo de 171", que é a
maneira popular de se referir aos estelionatários.
Seduzir
com uma boa ideia inicia os entendimentos, que devem ser sustentados com
propostas claras de retorno, com formalização dos apoios e da participação nos
ganhos esperados, com planilhas absolutamente abertas e informação permanente
dos desdobramentos do empreendimento.
Se o
empreendedor sedutor combinar seu charme com sua eficiência gerencial desde o
início do projeto, terá grandes chances de avançar. E, quem sabe, chegar ao
ponto de ficar tão seguro do sucesso alcançado que, vaidosamente, o atribuirá a
si mesmo.
Então,
adotará o estilo carrancudo, ríspido, mandão. Mas aí já estará pronto para ser
substituído. Ou por seus pares, ou por seus concorrentes.
Fonte: UOL Notícias
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