Depois
de executar a difícil tarefa de escolher um bom ponto de venda, bem localizado
e com custo razoável, cabe ao empreendedor trabalhar para fazer cada vez mais
pessoas passarem, pararem, olharem, entrarem e comprarem em sua loja. São esses
cinco passos que vão definir se a loja será conhecida por todo mundo e estará
sempre cheia ou se viverá às moscas.
A
primeira coisa a se fazer é definir o raio de atuação que as ações de marketing
deverão atingir para trazer mais gente para perto da loja. A pergunta de ouro,
nesse caso, é: quanto tempo meus consumidores-alvo estão dispostos a gastar
para se deslocar até ela? E mais: dentro desse raio (exemplo: locais que fiquem
em até dez minutos de distância do meu ponto de venda), em que lugares eu posso
realizar uma ação de marketing que alcance especificamente os clientes que
procuro?
Depois
de responder a essas duas questões, é hora de botar a mão na massa e partir
para a ação. Aqui vale a pena investir no marketing cooperado. A loja pode - e
deve - formar parcerias com outras empresas da região para divulgar sua marca e
seus produtos. É hora de usar sua rede de contatos.
Há
exemplos de várias redes que fazem parcerias com o comércio vizinho para ambos
distribuírem panfletos na loja parceira. O envio de mala direta, a panfletagem
nas ruas, o deslocamento de vendedores para outros ambientes e até mesmo o
anúncio em mídias locais como jornais de bairro podem ser iniciativas simples e
eficientes na atração desses futuros clientes.
Depois
de fazer mais pessoas se dirigirem à loja, o segundo passo é fazer a loja ser
notada. O consumidor não pode simplesmente passar e nem perceber que aquela
empresa está ali. Para evitar que isso aconteça, é preciso trabalhar a fachada
da loja.
O
empreendedor deve checar se a fachada está em bom estado, se a frente da loja
está limpa e desobstruída para passagem, se não há lâmpadas queimadas. Vale a
pena também percorrer, de carro e a pé, o caminho que um consumidor faria ao
passar em frente a sua loja e tentar descobrir que ações poderiam facilitar o
direcionamento do olhar dele para seu ponto de venda. Eventualmente, colocar a
vitrine num ângulo de 45 graus pode ser uma estratégia interessante para fazer
o consumidor parar em frente à loja.
Para
concretizar o terceiro e quarto passos, que é fazer o consumidor olhar e entrar
na loja, usar a criatividade e caprichar na vitrine são premissas importantes.
Colocar campanhas e promoções na fachada também ajuda muito.
Disponha
os materiais promocionais de forma clara e eficiente, para que os consumidores
entendam, logo de cara, qual é o conceito da marca e que tipos de produtos e
serviços a unidade comercializa.
Aqui,
além da importância de ter uma fachada bem trabalhada, o desempenho da equipe
também começa a fazer a diferença para o desenvolvimento das ações de marketing
junto ao consumidor. Os vendedores podem abordar os consumidores gentilmente,
falando sobre a marca, os produtos e as promoções.
A essa
altura, se você e sua equipe conseguiram colocar o consumidor para dentro de
sua loja, chegou finalmente a hora de trabalhar pesado nas ações de marketing
para surpreender, encantar e conquistar o cliente.
Fonte: UOL Economia
Nenhum comentário:
Postar um comentário