Não importa o quão
inteligente você seja ou o quão brilhante e inovador seja seu conceito de
negócio, todo empresário precisa de um bom mentor. Alguém em algum lugar já
passou pelo que você está passando e chegou do outro lado cheio de insights
valiosos.
Na verdade, a diferença
entre um empreendedor promissor e aquele que já está desfrutando de algum
sucesso, muitas vezes, se resume a uma boa orientação. Nas fases iniciais de
uma empresa, um bom conselho pode ser tão importante quanto um financiamento.
A necessidade de um
mentor é óbvia, mas encontrá-lo pode ser uma tarefa muito difícil e
desafiadora. Como você encontra a pessoa certa?
Há muitas rotas
diferentes, algumas eu descrevi em colunas anteriores. Muitas vezes, você tem
que fazer alguma pesquisa. Tente ir a eventos da indústria, como almoços,
seminários, palestras e conferências. Junte-se a grupos comunitários --a câmara
de comércio local é um ótimo lugar para começar. As câmaras de comércio muitas
vezes realizam eventos e reuniões que unem empresários antigos e iniciantes.
Converse com as pessoas, ouça suas histórias e busque marcar novos encontros
com aqueles ao lado de quem você pode aprender.
Outro ótimo lugar para
encontrar o nome de um mentor potencial é a internet. Procure eventos e grupos
setoriais específicos no Facebook; assine revistas úteis; siga indivíduos
interessantes ou relevantes de sua região no Twitter ou no LinkedIn; em
seguida, entre em contato e faça perguntas --como você pode fazer comigo.
Escolha alguém que tenha
experiência e conexões dentro de sua área e do seu ramo. Digamos que você
esteja na indústria da construção e reforma, você não deve perder seu tempo
tentando cortejar um executivo-sênior de uma empresa de engenharia
multinacional. Concentre-se em encontrar alguém que começou um empreendimento
semelhante ao seu e que compreende os obstáculos e as atribulações de montar um
negócio nessa área.
Tenha em mente que um
consultor que oferece seu tempo em troca de compensação não é a mesma coisa que
um mentor. Embora assessores e consultores possam ser muito úteis, os
verdadeiros mentores são eficazes, em parte, porque eles só estão interessados
em ajudar os outros a terem sucesso.
Se você ainda não tiver
alguém em mente que se encaixe nesse perfil, faça uma lista de pessoas bem-sucedidas
em sua comunidade. Há alguém nessa lista que você admira e respeita? Convide-a
para almoçar ou para tomar um café, ou simplesmente peça 30 minutos de seu
tempo para conversar.
Quando você decidir se
aproximar de alguém, certifique-se de que não está indo despreparado: saiba o
que você quer perguntar. Explique o que o excita sobre seu produto ou serviço,
seja honesto sobre seus medos e peça um feedback.
Raramente é uma boa
ideia fazer um pedido de orientação duro e formal, do tipo: "Você poderia
ser o meu mentor?" Essa relação floresce por conta própria. A relação de
mestre e aprendiz leva tempo para crescer. Por isso, comece pedindo conselhos
simples para um determinado projeto ou em relação a algum problema e parta daí.
Quando você encontrar um
bom mentor, ele servirá de exemplo, de balizador e, em última instância, será
um amigo. Quando dá certo, a orientação é gratificante para ambos. É importante
cultivar o relacionamento, portanto encontre maneiras divertidas de se reunir
regularmente, mesmo sem uma agenda de negócios.
Meu mentor teve um
impacto tão profundo na minha vida e no sucesso da Virgin, que eu sinto que é
algo fundamental na jornada de qualquer empresário promissor. Como já escrevi
antes, eu atribuo grande parte do sucesso da Virgin Atlantic ao meu
relacionamento com o meu próprio mentor, Sir Freddie Laker, o fundador da Laker
Airways. Eu não teria chegado a lugar algum na indústria aérea sem sabedoria e
os pés no chão de Freddie. Foi ele, na verdade, quem me disse para me tornar a
face da empresa --um conselho que influenciou toda a minha abordagem ao
negócio.
Se você estiver em uma
posição de compartilhar as habilidades que você aprendeu, você deve devolver o
conhecimento e também se tornar um mentor. Alcançar o sucesso é um trabalho
duro, e as pessoas empreendedoras se beneficiariam de um pouco de ajuda ao
longo do caminho.
Como disse certa vez o
empresário norte-americano Zig Ziglar: "Um monte de pessoas foram mais
longe do que pensavam porque outros disseram que conseguiriam". Então, saia
em busca do mentor certo para ajudá-lo ao longo do caminho para o sucesso.
(Richard Branson é
fundador do Virgin Group e de empresas como a Atlantic, Virgin America, Virgin
Mobile e Virgin Active. Ele mantém o blog www.virgin.com/richard-branson/blog.
Você pode segui-lo no Twitter em twitter.com/richardbranson. Para saber mais
sobre o Virgin Group, procure www.virgin.com.)
Fonte:
UOL Notícias
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