Sustentabilidade
e produtos verdes deixaram de ser uma tendência e já fazem parte da rotina de
consumidores e empresas. Mas muitas empresas podem estar usando estratégias
erradas para ganhar mercado capitalizando sobre as características verdes de
seus produtos.
Cada
vez mais pessoas, quando decidem comprar um produto de consumo, optam pelos
considerados mais sustentáveis. No entanto, o quesito preço ainda é um fator
determinante no ato da compra, principalmente para as classes menos
favorecidas.
Além da
busca de um preço competitivo, as empresas deveriam se preocupar também em como
transmitir a mensagem de sustentabilidade ao provável consumidor, bem como de
que maneira as características de sustentabilidade de determinado produto foram
obtidas.
Em um
estudo realizado por pesquisadores liderados por George E. Newman da Yale
University, as pessoas mostraram-se mais propensas em comprar um detergente
quando souberam que seus benefícios de sustentabilidade foram obtidos de
maneira não planejada.
É algo
como comprar um produto que tem um "efeito colateral não intencional"
que acaba sendo uma característica positiva desse produto, por não agredir o
ambiente.
Já
quando o detergente possuía características benéficas ao ambiente e que foram
desenvolvidas ou obtidas de maneira planejada ou intencional, as pessoas
mostraram-se menos interessadas. E isso ocorreu para outros produtos também.
Segundo
os pesquisadores, os consumidores tendem a assumir que determinada melhoria de
um produto em uma dimensão (nesse caso, menor impacto ambiental) é obtida em
detrimento de outra característica.
A ideia
de um produto tão eficaz quanto os concorrentes (não sustentáveis) e também
ambientalmente correto ainda gera ceticismo nos consumidores, a não ser quando
seus benefícios parecerem ter sido obtidos por um golpe de sorte ou
naturalmente.
Trata-se
de alerta interessante aos empreendedores envolvidos com negócios que têm a
sustentabilidade como um valor essencial. Ao apresentar os atributos positivos
do produto no quesito sustentabilidade, não se pode esquecer de comparar demais
atributos essenciais.
E se a
sustentabilidade de fato foi obtida à custa de outros atributos ou
características (por exemplo, diminuição de performance, menor durabilidade
etc.), sua penetração no mercado será mais desafiadora.
Fonte: UOL Notícias
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